Sobre mim


Desde criança sonhava viajar e conhecer outros lugares. Certa vez conheci um grupo de ciganos que me contaram sobre suas viagens e quis ir embora com eles só para ficar andando pelo mundo. Mas não foi possível, pois eu era menor de idade. Por muito tempo viajei nos livros e conheci o mundo apenas na minha imaginação. Mas a partir dessas leituras fui criando um roteiro que na medida do possível quero realizar.
O fato de não ter dinheiro fez que esse sonho demorasse para acontecer. Mas eu nunca desisti dele. Hoje, viajar é uma escolha. Eu não fiquei rica, apenas administro a minha vida de modo a poder fazer o que mais gosto. Assim, abro mão de algumas coisas como trocar de carro, muitas roupas novas e vou seguindo meu sonho. Dessa forma, quando morrer, partirei feliz para a viagem mais definitiva que o homem pode realizar.

Faço este blog, por que muita gente me pede para mostrar-lhes as fotos das minhas viagens. Assim, mais pessoas poderão ver e planejar suas viagens também. Para aqueles que pensam que não tem recursos, vejam as dicas e lembrem-se que não dá para ter tudo na vida ao mesmo tempo.

Pode ser que daqui algum tempo minha prioridade mude. Quem sabe o dia de amanhã?

Eis uma dica: siga seus próprios sonhos e não os sonhos dos outros. Seja feliz!

Mari Vieira.


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Cuba: Instituições

Capítulo 18


Já que encerramos o capítulo anterior mostrando uma maternidade, continuemos conhecendo a FMC - Federação das Mulheres Cubanas - que luta pelo direito das mulheres.

Esta federação interage com outras federações de mulheres do mundo todo, que se reunem em congressos para discutir a situação da mulher no mundo.

Cuba não é diferente do mundo nesse aspecto. O país cresceu num ambiente machista, patriarcal. E as mulheres tiveram de lutar por seus direitos. Hoje, 30% do parlamento cubano é composto por mulheres e elas estão por toda a parte ocupando cargos importantes.

Este grupo estava num curso de
Perucheiro (Cabeleireiro).



Na federação, as mulheres recebem apoio psicológico, orientações diversas e formação profissional.




Perguntamos sobre a violência contra as mulheres. E nos foi explicado que existe violência física contra a mulher, mas é muito difícil. Os casos mais comuns são a violência psicológica, que deixa marcas profundas na mulher, porém invisíveis aos olhos. É contra este tipo de violência que se precisa lutar com apoio de psicólogos e outros profissionais. Às vezes, a violência contra a mulher se reflete no comportamento do filho desta na escola, assim toda a sociedade é instruída a ficar atenta  aos indícios de violência doméstica, seja contra mulher ou criança.
A lei é muito rigorosa quando se trata de violência contra crianças.


Federação das Mulheres do Brasil:Vai lá!

http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2160&idC=43105#




"Hogar de Ancianos"





Lugar onde ficam os idosos durante o dia enquanto os filhos trabalham. A proposta é evitar que pessoas idosas corram algum risco enquanto estão sozinhas em casa.




Assim, elas vão ao "hogar de ancianos" e passam o dia lá, jogando xadrez, dama, dominó, baralho, fazendo costura, cantando em coral e outras atividades. Fomos recebidos por eles com música e dança.


Todos são muito animados e comunicativos.
Cantaram diversas músicas cubanas num coral muito afinado.



Os idosos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, de modo a serem cuidados em todos os aspectos.





A expectativa de vida em Cuba é bastante alta, cerca de oitenta anos. Lá existe o "Clube dos Cem" para pessoas com cem anos ou mais.



  As pessoas com quem conversamos, viveram o antes e o depois da revolução cubana. São cheios de história para contar, história vivida, não inventada. Participaram de todo o processo que fez do país o que é hoje. Merecem todo respeito e consideração. E continuam firmes, alegres e ágeis apesar da idade. Não são velhos, são muito experientes, politizados e sábios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário