Capítulo 18
Já que encerramos o capítulo anterior mostrando uma maternidade, continuemos conhecendo a FMC - Federação das Mulheres Cubanas - que luta pelo direito das mulheres.
Cuba não é diferente do mundo nesse aspecto. O país cresceu num ambiente machista, patriarcal. E as mulheres tiveram de lutar por seus direitos. Hoje, 30% do parlamento cubano é composto por mulheres e elas estão por toda a parte ocupando cargos importantes.
Este grupo estava num curso de Perucheiro (Cabeleireiro). |
Na federação, as mulheres recebem apoio psicológico, orientações diversas e formação profissional.
Perguntamos sobre a violência contra as mulheres. E nos foi explicado que existe violência física contra a mulher, mas é muito difícil. Os casos mais comuns são a violência psicológica, que deixa marcas profundas na mulher, porém invisíveis aos olhos. É contra este tipo de violência que se precisa lutar com apoio de psicólogos e outros profissionais. Às vezes, a violência contra a mulher se reflete no comportamento do filho desta na escola, assim toda a sociedade é instruída a ficar atenta aos indícios de violência doméstica, seja contra mulher ou criança.
A lei é muito rigorosa quando se trata de violência contra crianças.
Federação das Mulheres do Brasil:Vai lá!
http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2160&idC=43105#
"Hogar de Ancianos"
Lugar onde ficam os idosos durante o dia enquanto os filhos trabalham. A proposta é evitar que pessoas idosas corram algum risco enquanto estão sozinhas em casa.
Assim, elas vão ao "hogar de ancianos" e passam o dia lá, jogando xadrez, dama, dominó, baralho, fazendo costura, cantando em coral e outras atividades. Fomos recebidos por eles com música e dança.
Todos são muito animados e comunicativos.
Cantaram diversas músicas cubanas num coral muito afinado.
Cantaram diversas músicas cubanas num coral muito afinado.
Os idosos são atendidos por uma equipe multidisciplinar, de modo a serem cuidados em todos os aspectos.
A expectativa de vida em Cuba é bastante alta, cerca de oitenta anos. Lá existe o "Clube dos Cem" para pessoas com cem anos ou mais.
As pessoas com quem conversamos, viveram o antes e o depois da revolução cubana. São cheios de história para contar, história vivida, não inventada. Participaram de todo o processo que fez do país o que é hoje. Merecem todo respeito e consideração. E continuam firmes, alegres e ágeis apesar da idade. Não são velhos, são muito experientes, politizados e sábios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário