Sobre mim


Desde criança sonhava viajar e conhecer outros lugares. Certa vez conheci um grupo de ciganos que me contaram sobre suas viagens e quis ir embora com eles só para ficar andando pelo mundo. Mas não foi possível, pois eu era menor de idade. Por muito tempo viajei nos livros e conheci o mundo apenas na minha imaginação. Mas a partir dessas leituras fui criando um roteiro que na medida do possível quero realizar.
O fato de não ter dinheiro fez que esse sonho demorasse para acontecer. Mas eu nunca desisti dele. Hoje, viajar é uma escolha. Eu não fiquei rica, apenas administro a minha vida de modo a poder fazer o que mais gosto. Assim, abro mão de algumas coisas como trocar de carro, muitas roupas novas e vou seguindo meu sonho. Dessa forma, quando morrer, partirei feliz para a viagem mais definitiva que o homem pode realizar.

Faço este blog, por que muita gente me pede para mostrar-lhes as fotos das minhas viagens. Assim, mais pessoas poderão ver e planejar suas viagens também. Para aqueles que pensam que não tem recursos, vejam as dicas e lembrem-se que não dá para ter tudo na vida ao mesmo tempo.

Pode ser que daqui algum tempo minha prioridade mude. Quem sabe o dia de amanhã?

Eis uma dica: siga seus próprios sonhos e não os sonhos dos outros. Seja feliz!

Mari Vieira.


sábado, 12 de maio de 2012

Treze Tílias: Vai lá!

Demorou. Mas enfim, vimos uma placa indicando Treze Tílias que  é uma cidade da serra Catarinense.
Caros, quem não tiver disposição para viajar de ônibus, vá de avião. Mas de qualquer jeito vale muito a pena.

























Treze Tílias, fundada em 13 de outubro de 1933, quando o então ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, trouxe para a região o primeiro grupo de imigrantes austríacos. Decidido a fazer um programa de colonização para contornar a grave crise econômic que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, encontrou ali as terras apropriadas e fundou a "Colônia Austríaca Dreizehlinden". Vários grupos, a maioria vindos do "Tirol", estado da Áustria, juntaram-se aos pioneiros nos anos seguintes, formando,na nova terra, uma próspera comunidade . Então, o nome "Dreizehlinden", escolhido pelo fundador e inspirado no poema - Die Dreizehlinden, de Weber - foi traduzido para o português como "Treze Tílias".


Tília é uma árvore originária do hemisfério norte, mas foi aclimatizada e é encontrada no município.

 

A arquitetura da cidade é típica dos Alpes e o clima, o idioma, a gastronomia, a música, a cultura e o folclore fazem de Treze Tílias uma típica cidade em território brasileiro.












 















































O consulado da Áustria também fica em Treze Tílias. O prédio é lindo. Parece uma "casinha de bonecas".









A cidade é toda florida, com canteiros e jardins bem cuidados e impressiona pelos detalhes.









  





  






















  

 













Estando lá, não deixe de provar o chocolate que é delicioso, nem de apreciar o artesanato local. Aproveite para levar as lembrancinhas.


 

























 A igreja, com uma grande cascata é o cartão postal da cidade. Ali, todos querem tirar uma foto com um chapéu típico.















 





 
Treze Tílias é conhecida como o "Tirol brasileiro", devido os valores culturais e artístíscos trazidos pelos imigrantes e cultivados por seus decendentes.

Trouxeram a arte da escultura em madeira e a cidade tornou-se um polo artístico no Brasil e no exterior. Assim, Treze Tílias é considerada a "Capital Catarinense dos Escultores e Esculturas em Madeira".

Quando estive lá, tive oportunidade de conhecer o senhor Godofredo Thaler, filho do fundador da cidade. Uma pessoa simples, muito educada e gentil que recebe turistas em seu ateliê.



















































A paisagem de Treze Tílias também tem seu lado rural.











Eles preservam sua cultura através de músicas e danças típicas. Grupos fazem apresentações em restaurantes de forma interativa, posibilitando ao público participar de algumas músicas.
No hotel Tirol, além da comida típica deliciosa, é possível assistir estas atrações.





 
 



 











 





 
















Antes de partirmos deste lindo lugar, quero registrar algo que aprendi.

 Existe uma flor chamada "Edelweiss" que só nasce nos Alpes. Esta flor é muito significativa e dar uma para alguém simbolisa amor eterno. Em Treze Tílias, eles importam e vendem em pequenas molduras. Por toda a parte se vê esta flor entalhada em madeira ou em pinturas. Existe até uma música que fala dela. É cantada no filme "A noviça rebelde", pelo ator principal e por aqui, também é cantada pelos grupos locais.

Edelweiss
Edelweiss, edelweiss, every morning you greet me / small and white, / clean and bright, / you look happy to meet me / blossom of snow / may you bloom and grow, / bloom and grow forever / edelweiss, edelweiss, bless my home-land forever.


                                    Edelweiss
Edelweiss, edelweiss, toda manhã você me recebe / pequena e branca, / clara e brilhante, / você parece feliz ao me me encontrar / botão de neve / que você floresça e cresça, / que floresça e creça para sempre / edelweiss, edelweiss, abençoe minha terra natal para sempre.

 




















A melhor parte é o "volte sempre". Oh delícia!

Pessoal, Treze Tílias eu indico e quero voltar.

Vai lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário