Sobre mim


Desde criança sonhava viajar e conhecer outros lugares. Certa vez conheci um grupo de ciganos que me contaram sobre suas viagens e quis ir embora com eles só para ficar andando pelo mundo. Mas não foi possível, pois eu era menor de idade. Por muito tempo viajei nos livros e conheci o mundo apenas na minha imaginação. Mas a partir dessas leituras fui criando um roteiro que na medida do possível quero realizar.
O fato de não ter dinheiro fez que esse sonho demorasse para acontecer. Mas eu nunca desisti dele. Hoje, viajar é uma escolha. Eu não fiquei rica, apenas administro a minha vida de modo a poder fazer o que mais gosto. Assim, abro mão de algumas coisas como trocar de carro, muitas roupas novas e vou seguindo meu sonho. Dessa forma, quando morrer, partirei feliz para a viagem mais definitiva que o homem pode realizar.

Faço este blog, por que muita gente me pede para mostrar-lhes as fotos das minhas viagens. Assim, mais pessoas poderão ver e planejar suas viagens também. Para aqueles que pensam que não tem recursos, vejam as dicas e lembrem-se que não dá para ter tudo na vida ao mesmo tempo.

Pode ser que daqui algum tempo minha prioridade mude. Quem sabe o dia de amanhã?

Eis uma dica: siga seus próprios sonhos e não os sonhos dos outros. Seja feliz!

Mari Vieira.


domingo, 22 de janeiro de 2012

As Bodegas

Capítulo 12


Os cubanos recebem uma cota de alimentos conforme a idade (crianças, adultos e anciões). Cada um conforme a necessidade alimentar, por exemplo, as crianças e os anciões tem prioridade em receber leite.









Aqueles que seguem uma dieta recomendada pelo médico, também tem prioridade sobre o alimento recomendado. Esse alimento é “doado” pelo governo. É uma espécie de “bolsa família”, só que para todos.











Quando o alimento chega nas bodegas (vendinhas), as pessoas avisam umas às outras e todos vão buscar, por isso as prateleiras estão sempre vazias. Para nós que vivemos num outro sistema de economia e de governo é algo difícil de entender. Porém, eles tem seus salários e podem comprar o alimento que quiserem e puderem.





Cada pessoa tem uma libreta (caderneta) de controle dos alimentos que recebe mensalmente. Apenas o básico. É muito comum faltar algum alimento, pois este só é distribuído quando tem o suficiente para toda a população.







Alguns legumes são escassos conforme a época do ano. Em Cuba, a escassez de alimentos é um problema, pois houve um investimento muito grande na saúde, na educação, mas a agricultura sofreu com o êxodo rural. Por isso hoje a população está pagando o preço de terem deixado o campo.



Reparem quão pequena é a área cultivada, quando poderia ser muito maior. Durante o trajeto fui fazendo  perguntas à nossa guia que além de muito gentil, é muito bem formada e informada sobre todos os assuntos de Cuba. No fim da viagem, ganhei de presente uma revista sobre a agricultura cubana.






Conforme fui informada o governo tomou medidas para valorizar quem mora no campo, oferecendo um salário melhor para quem optar em ficar e trabalhar nas áreas rurais. Ouvi dizer também que a EMBRAPA está atuando lá, ajudando-os a melhorar seus cultivos.










Outra coisa muito comum é a agricultura urbana. A pessoa recebe um pequeno pedaço de terra numa área urbana para cultivar hortaliças. Andando por Havana é possível ver várias hortas desse tipo. Isso tem ajudado a suprir o mercado de verduras e legumes da cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário