Sobre mim


Desde criança sonhava viajar e conhecer outros lugares. Certa vez conheci um grupo de ciganos que me contaram sobre suas viagens e quis ir embora com eles só para ficar andando pelo mundo. Mas não foi possível, pois eu era menor de idade. Por muito tempo viajei nos livros e conheci o mundo apenas na minha imaginação. Mas a partir dessas leituras fui criando um roteiro que na medida do possível quero realizar.
O fato de não ter dinheiro fez que esse sonho demorasse para acontecer. Mas eu nunca desisti dele. Hoje, viajar é uma escolha. Eu não fiquei rica, apenas administro a minha vida de modo a poder fazer o que mais gosto. Assim, abro mão de algumas coisas como trocar de carro, muitas roupas novas e vou seguindo meu sonho. Dessa forma, quando morrer, partirei feliz para a viagem mais definitiva que o homem pode realizar.

Faço este blog, por que muita gente me pede para mostrar-lhes as fotos das minhas viagens. Assim, mais pessoas poderão ver e planejar suas viagens também. Para aqueles que pensam que não tem recursos, vejam as dicas e lembrem-se que não dá para ter tudo na vida ao mesmo tempo.

Pode ser que daqui algum tempo minha prioridade mude. Quem sabe o dia de amanhã?

Eis uma dica: siga seus próprios sonhos e não os sonhos dos outros. Seja feliz!

Mari Vieira.


sábado, 21 de janeiro de 2012

As ruelas de Havana Velha: Vai lá!

Capítulo 11

As ruelas de Havana Velha escondem casinhas, prédios antigos bem conservados ou muito deteriorados pelo tempo aguardando restauração. Às vezes surge a nossa frente imagens engraçadas seja de pessoas, uma árvore no meio de uma construção, uma profissão que pensávamos não mais existir!...


Tem dois modos de olhar esta foto:

1º: O país está parado no tempo.

2º: Puxa, até que enfim um lugar que recicla tudo e protege o meio ambiente!
Afinal, vivemos pregando a salvação do planeta por meio da reciclagem....





Esse homem conserta isqueiros. fiquei pasma! EStamos tão acostumados a jogar as coisas no lixo que...
Então essa é mais uma das particularidades de Cuba. Por não ter acesso a muitos bens de consumo devido ao bloqueio econômico sofrido, eles reaproveitam tudo. Assim, lá existem profissões que não imaginávamos existir. 




                                                                                                                    



Além disso, caso você não esteja com um mapa ou guia pode se perder nessas ruelas que parecem um grande labirinto.





"Que morram de raiva os invejosos!" Em que lugar do mundo pode-se ver uma frase dessas num veículo tão simples como um bicitaxi? Para nós que temos carro e bicicletas na garagem a frase soa muito engraçada, não?
Para ver o que há de belo em Havana Vieja é preciso um olhar curioso e atento aos pequenos detalhes que fazem a beleza do lugar.


Há muitos poemas, pensamentos filosóficos que compõem a paisagem de Havana de um modo geral.
É muito difícil passar por um bairro sem ver frases em pequenos outdoors ou escritas nas paredes pelos próprios moradores homenageando aqueles que lutaram com armas e/ou com idéias para transformar o mundo. Fiquei feliz de ver pessoas como Salvador Allende, Madre Tereza,  sendo homeageado em diversas partes. É que nós brasileiros estamos meio saturados de ver no rol da fama gente que nunca fez nada pelo país.




Gostaria de ver fotos de pessoas como o Betinho, Zilda Arns e outros do mesmo calibre homenageados nas ruas, ou mesmo, quando houvesse uma rua ou praça com o nome deles, que houvesse informação sobre quem foi a pessoa e o que ela fez de bom para o país. Devemos ensinar os nossos a não esquecer a nossa hstória e quem contribuiu com o que para que a história acontecesse. Mas sabemos que os políticos brasileiros contam com a nossa falta de memória para aprontar e serem reeleitos.
Mas como o assunto aqui é Cuba, continuemos....

Nas ruelas é possível ver casas bem restauradas, com pintura nova e outras precisando de uma reforma urgente. Isso é comum aqui no Brasil também. Fui até lá disposta a enxergar as coisas boas e o lado bom das coisas.
Mas em nenhum momento tive vergonha ou medo de fazer perguntas diretas, sem rodeio. E as pessoas não me pareceram amedrontadas ou pouco a vontade em responder, muito ao contrário.






Em algumas ruas as casas são "muito velhas", no sentido de mau estado de conservação. Mas não se enganem, em Cuba não há favelas. 


 





Olha que interessante esta árvore no meio da construção.
Fquei curiosa, pois era a segunda que eu via do mesmo jeito. Entre as casas. Então perguntei à Júlia, nossa guia, o nome da árvore. Ela disse o nome, mas eu não consigo me lembrar. Porém, lembro-me que esta árvore representa a inveja, a falsidade, duas caras, pois suas folhas tem duas cores de um lado e do outro.




As bodegas são pobres e quase não há variedades. Porém, nelas se consegue o alimento "gratuito".
Aquele cedido pelo governo com um controle feito por caderneta.
Mas isso é um capítulo à parte. Aguarde.











Nenhum comentário:

Postar um comentário