Sobre mim


Desde criança sonhava viajar e conhecer outros lugares. Certa vez conheci um grupo de ciganos que me contaram sobre suas viagens e quis ir embora com eles só para ficar andando pelo mundo. Mas não foi possível, pois eu era menor de idade. Por muito tempo viajei nos livros e conheci o mundo apenas na minha imaginação. Mas a partir dessas leituras fui criando um roteiro que na medida do possível quero realizar.
O fato de não ter dinheiro fez que esse sonho demorasse para acontecer. Mas eu nunca desisti dele. Hoje, viajar é uma escolha. Eu não fiquei rica, apenas administro a minha vida de modo a poder fazer o que mais gosto. Assim, abro mão de algumas coisas como trocar de carro, muitas roupas novas e vou seguindo meu sonho. Dessa forma, quando morrer, partirei feliz para a viagem mais definitiva que o homem pode realizar.

Faço este blog, por que muita gente me pede para mostrar-lhes as fotos das minhas viagens. Assim, mais pessoas poderão ver e planejar suas viagens também. Para aqueles que pensam que não tem recursos, vejam as dicas e lembrem-se que não dá para ter tudo na vida ao mesmo tempo.

Pode ser que daqui algum tempo minha prioridade mude. Quem sabe o dia de amanhã?

Eis uma dica: siga seus próprios sonhos e não os sonhos dos outros. Seja feliz!

Mari Vieira.


terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Esportes

Capítulo 14

Onde estão as crianças?
Já que falamos de educação e consciência anteriormente, vocês observaram que nas fotos raramente se vê crianças? Onde será que elas estão? Foi o que me perguntei logo nas primeiras horas de observação, assim que cheguei.
A coisa mais difícil é ver uma criança na rua e quando se vê, estão acompanhadas por um responsável maior. As crianças estudam em período integral, ou seja, passam o dia todo na escola. Assim, foi preciso esperar alguns dias até conhecermos algumas escolas para vê-las.

 
Visitamos uma escola de esportes em Havana e ficamos encantados com a beleza das crianças – são todas lindas – e com o ensino.


O diretor nos recebeu, conversou conosco sobre os propósitos da escola "que é a formação integral do homem, formação para a vida" e mostrou os espaços, permitindo que visitássemos uma sala de aula e também o centro esportivo.


 Caros, a sala de aula tem 15 alunos e pasmem, dois professores, para que cada um possa receber a atenção necessária para uma boa aprendizagem.



A mulher de blusa amarela com manchas pretas próxima à janela é professora.

Orgulhoso, o  diretor mostra cada criança. Ele conhece cada uma, sabe de onde veio, o que gosta de comer e o que está tristinho por alguma razão.

 

 

A outra professora está no canto da sala, do outro lado, de blusa vermelha e colete jeans.
As salas são  são equipadas com TV e vídeo.

Nesta escola estudam os futuros atletas olímpicos. Eles estudam, treinam e moram aqui. Eles tem aulas regulares num período e aulas de esporte no outro. São crianças que se destacaram em alguma modalidade esportiva, como este garoto sentado na primeira fila que já tem 12 medalhas de ouro. Qualquer criança que se destaque em alguma modalidade esportiva e queira seguir carreira pode estudar aqui. Segundo o diretor, é um pouco sofrido para eles ficarem longe das famílias, mas nos fins de semana e nas férias vão visitar seus pais. Aqueles que moram em outro estado, conseguem autorização para passar o final de semana na casa de um amigo da escola que o acolhe com carinho e assim ameniza um pouco a saudade de casa. Porém se acontecer de alguma criança ficar doente, um dos pais é trazido e pode ficar hospedado com ela na escola até que se recupere.

Quando o diretor fala da escola seus olhos brilham. Ele mostra e conversa com as crianças com orgulho de quem sabe o bom trabalho que é feito ali. Nós fizemos muitas perguntas durante a visita e nenhuma ficou sem resposta ou foi respondida com evasivas.


 
 
 





 Para trabalhar nesta escola há que ter sido um atleta de destaque.


 



 



























Pessoal, é impossível entrar nesta escola de esportes sem encontrar atletas campeões olímpicos com muitas medalhas. Mas ficamos encantados com a simplicidade deles. Todos nos atenderam com o maior carinho e simpatia como um atleta que tem "apenas" 17 medalhas de ouro  e conversou conosco na maior humildade.
Esta não é a única escola de esportes de lá, ok?

Aguardem mais publicações, ok?
Encontrei este blog que fala sobre o esporte em Cuba. Caso se interessem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário