tive a felicidade de passar alguns dias em Cuba este ano e devo dizer-lhes que para conhecer esta fantástica Ilha, só mesmo indo até lá. Nenhum jornal, filme ou documentário conseguirá transmitir a emoção que se sente ao pisar naquela terra, ao conversar com aquele povo, ao visitar alguns lugares que não são mostrados. Parece que deliberadamente mostram apenas os pontos negativos que em qualquer lugar do mundo tem. Porém, o que percebi é que apesar de tantos embaraços, embargos e seja lá mais o que for, aquele povo não se dobra e tem muito orgulho de ser quem é: Cubano! E não poderia ser diferente num país que investiu tudo em educação e saúde. Aquela gente, além de alegre, gentil, hospitaleira e solidária com todos, é educadíssima, consciente de sua cidadania, de seu lugar no mundo, tem ótima auto-estima. E fiquem pasmos, eles conhecem bem sua história passada e presente. É um povo politizado. Fora estes elogios todos, em Cuba nos sentimos em casa. Somos bem recebidos, a língua é um "pouco parecida" com a nossa e a comida é simples e deliciosa.
Aeroporto "José Marti" em Habana. José Julián Martí Pérez foi um político, pensador, jornalista, filósofo, poeta e maçom cubano ... José Martí - Pensador pensador.uol.com.br › autores |
Logo quando chegamos ao aeroporto este me pareceu pequeno. Lembrou-me o de Porto Seguro na Bahia. Meu primeiro pensamento foi que de fato Cuba estava parada no tempo. Com um aeroporto internacional tão pequeno. Mas foi só impressão. Depois que tomamos o ônibus que nos levou à area de desembarque vi que o lugar era grande. Não é um aeroporto supermoderno. Mas com tantas dificuldades impostas a eles... E foi aí que comecei a desconstruir a imagem que eu (a TV) havia formado na minha mente.
Olha quem foi nos buscar no aeroporto. Uma jabiraca moderna. Claro que não resistimos e tiramos uma foto. |
Essa foi nossa segunda decepção ao contrário. O danado tinha até ar condicionado. Cadê a jabiraca amarela que nós vemos tanto na TV? |
Dica: Pessoal, não se esqueça de que para viajar aos países da América Central é necessário tomar a vacina contra febre amarela. Alguns pedem e outros não, então por via das dúvidas tomem logo e fiquem tranquilos por dez anos. Outra coisa, para ir a Cuba é necessário ter o visto. Mas não é difícil tirar, pois eles estão incentivando o turismo que é uma fonte de renda para o país que sofre com embargos econômicos.
Ficou com vontade? Vá a Venezuela! |
Aguardem o capítulo 3:
Toca pra Varadeiro, motorista!
Nenhum comentário:
Postar um comentário