Sobre mim


Desde criança sonhava viajar e conhecer outros lugares. Certa vez conheci um grupo de ciganos que me contaram sobre suas viagens e quis ir embora com eles só para ficar andando pelo mundo. Mas não foi possível, pois eu era menor de idade. Por muito tempo viajei nos livros e conheci o mundo apenas na minha imaginação. Mas a partir dessas leituras fui criando um roteiro que na medida do possível quero realizar.
O fato de não ter dinheiro fez que esse sonho demorasse para acontecer. Mas eu nunca desisti dele. Hoje, viajar é uma escolha. Eu não fiquei rica, apenas administro a minha vida de modo a poder fazer o que mais gosto. Assim, abro mão de algumas coisas como trocar de carro, muitas roupas novas e vou seguindo meu sonho. Dessa forma, quando morrer, partirei feliz para a viagem mais definitiva que o homem pode realizar.

Faço este blog, por que muita gente me pede para mostrar-lhes as fotos das minhas viagens. Assim, mais pessoas poderão ver e planejar suas viagens também. Para aqueles que pensam que não tem recursos, vejam as dicas e lembrem-se que não dá para ter tudo na vida ao mesmo tempo.

Pode ser que daqui algum tempo minha prioridade mude. Quem sabe o dia de amanhã?

Eis uma dica: siga seus próprios sonhos e não os sonhos dos outros. Seja feliz!

Mari Vieira.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Havana: Vai lá!

Capítulo 7 - Continuando...


Bom, agora que chegamos a Havana, lembrei de um fato que não mencionei na
ida a Varadero. Indo para Varadero passamos por um pedágio. Foi o único que eu vi. Mas imaginem a qualidade das estradas. São ótimas. Isso só prova que não é a quantidade de recursos (isso também é importante), mas sim, a qualidade na administração destes.
Desculpem, mas não podia deixar de comentar. Já que somos refens de tanto pedágio apesar do alto imposto que pagamos.

Capítulo 8
Guantanamera, guajira Guantanamera...

"Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma...
...Con los pobres de la tierra
Quiero yo mi suerte echar..."

É a música de Cuba. Linda, gostosa de ouvir. Em todo lugar que se vai é possível ouvir alguém cantando...











Voltamos ao hotel do primeiro dia - Habana Libre, onde já se hospedaram diversas personalidades, entre elas, El comandante, o Fidel. Não se iludam, não é luxuoooso, mas é muito confortável.

E já que estou contando vantagem sobre quem já se hospedou aqui, esqueci de contar que no hotel de Varadero, já se hospedou ninguém menos que Gabriel Garcia Marquez, entre outros.



Assim que cheguei no quarto, 21º andar, abri a janela e que vista! Era possível ver a baía e quase todo centro de Havana. Não imaginei que veria tantos prédios.








Hotel Nacional - Shows noturnos.
A construção é linda, né?

A vista realmente impressiona.
Me perdoem, mas tudo isso parece muito comum, não? Pois então, o objetivo é esse.
De tanto ouvir falarem mal, que a cidade estava caindo aos pedaços, acabei surprendida por tanta beleza.






Logo que cheguei na cidade falei com uma moça brasileira que estava hospedada no hotel. Ela me disse que é arquiteta e que estava lá, junto com outras amigas do mesmo ramo, para estudar a arquitetura local. Fiquei feliz por não estar encantada por algo sem valor.


O que há de diferente em Havana não são os prédios, embora a arquitetura mereça destaque, mas sim o estilo de vida de seus moradores, o clima tranquilo que paira no ar, o sabor do Caribe, uma paz interior difícil de explicar.



Era apenas o sol nos recebendo. Belo e quente.

Fiz uma pequena pesquisa sobre as contruções, já que não consigo me lembrar de tudo que foi dito e perdi a gravação que fiz, ok?







"...Sendo a área onde hoje se situa já conhecida por colonizadores espanhois em  1514, com o nome de Villa de San Cristóbal de la Habana, a sua localização actual, junto ao porto de Carenas, só aconteceu em 1519, ano oficial da fundação.
Chamada A Cidade das Colunas pelo escritor Alejo Carpentier, tem uma área metropolitana de mais de 750 km² e está constituída por numeroso bairros entre os quais se destacam El Vedado, El Cerro, La Víbora, Miramar, Marianao, Santo Suarez entre outros.
No século XVII, tornara-se uma das mais importantes cidades das Caraíbas e centro de construção naval. O seu centro histórico contém uma interessante mistura de monumentos barrocos e neoclássicos, bem como um conjunto homogéneo de casas particulares com arcadas, varandas, portões e pátios..."
Não pensem que fiquei presa no quarto só fotografando a vista aérea. Nós andamos e muito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário