Sobre mim


Desde criança sonhava viajar e conhecer outros lugares. Certa vez conheci um grupo de ciganos que me contaram sobre suas viagens e quis ir embora com eles só para ficar andando pelo mundo. Mas não foi possível, pois eu era menor de idade. Por muito tempo viajei nos livros e conheci o mundo apenas na minha imaginação. Mas a partir dessas leituras fui criando um roteiro que na medida do possível quero realizar.
O fato de não ter dinheiro fez que esse sonho demorasse para acontecer. Mas eu nunca desisti dele. Hoje, viajar é uma escolha. Eu não fiquei rica, apenas administro a minha vida de modo a poder fazer o que mais gosto. Assim, abro mão de algumas coisas como trocar de carro, muitas roupas novas e vou seguindo meu sonho. Dessa forma, quando morrer, partirei feliz para a viagem mais definitiva que o homem pode realizar.

Faço este blog, por que muita gente me pede para mostrar-lhes as fotos das minhas viagens. Assim, mais pessoas poderão ver e planejar suas viagens também. Para aqueles que pensam que não tem recursos, vejam as dicas e lembrem-se que não dá para ter tudo na vida ao mesmo tempo.

Pode ser que daqui algum tempo minha prioridade mude. Quem sabe o dia de amanhã?

Eis uma dica: siga seus próprios sonhos e não os sonhos dos outros. Seja feliz!

Mari Vieira.


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Varadero: Vai lá!

Capítulo 3

Toca pra Varadero, motorista!

Bom, chegamos ao hotel, dormimos um pouco e toca pra Varadeiro! Quando saí do hotel para pegar o ônibus, fiquei boba com tanto carro novo na rua, misturados aos antigos é claro. Mas quem é que vai a Cuba para ver carro novo? É só aparecer uma máquina antiga que se faz fila pra tirar foto. Também é o transporte favorito dos turistas. Todos querem andar naqueles carrões, no cocotaxi, bicitaxi ou na jabiraca amarela. O termo "jabiraca" é por minha conta, tá?


Não é Londres, nem Paris, é Habaaaana!





Se você vai a Cuba por conta, sem usar uma agência de viagens que vai te guiar em ônibus próprio, esse é um bom modo de fazer um city tour e conhecer os pontos turísticos da cidade. Não precisa fazer cara de ah é, agora conta a novidade!! "Alguém já viu um desses na TV"?







O cocotaxi é uma moto adaptada que leva até dois passageiros. É também um jeito legal de conhecer Habana, né?
  
Fila para foto no Cocotaxi. Eu estava nela.



Vocês sabiam que esses carros antigos são caríssimos?
São da década de cinquenta. Não é fácil comprar um desses.
Tem que ter muita grana. E eles rendem um bom dinheiro como taxi.



Em Cuba, o novo e o antigo convivem em perfeita harmonia. O país está se modernizando. Mas não vá tirando conclusões precipatadas!


Atentem para esse pequeno Outdoor. Veremos isso muitas vezes em todos os lugares. É uma história... Depois eu conto, tá?

Carros novos na porta do hotel. Foi a primeira coisa que eu vi.

 Passadas as primeiras impressões quanto aos transportes, toca pra Varadero morista!


Capítulo 4

A caminho de Varadero



Varadero fica a mais ou menos duas horas e meia de Havana, na província de Matanzas. Província em Cuba é como estado para nós. O país é dividido em províncias e estas em municípios que são divididos em bairros como aqui.
A paisagem lembra muito o nordeste brasileiro. Então, juntando o clima (sempre quente), a paisagem, o povo sempre sorridente e gentil, a comida e o idioma "parecido", é como estar em casa só que em outro país.
No caminho tirei muitas fotos de tudo que vi, mas algumas coisas chamaram mais atenção que outras. Uma delas foi a quantidade de "engenhocas" explorando petróleo. E refinaria.

 Sabemos que um dos grandes problemas de Cuba é o combustível que lá é chamado de...


Posto de combustível.
Ao ver o termo "oro negro" lembrei da música do Roberto Carlos
"...eu queria gritar que esse tal de ouro negro não passa de um negro veneno...
eu não sou contra o progresso, mas apelo pro bom senso..."
rsrsrsrs...



Mirante

 Vamos voltar às estradas que além de lindas, são muito

limpas. É impossível não notar!  No caminho para
 Varadero paramos num mirante para olhar a paisagem,
tomar piña colada ou mojito que ninguém é de ferro
e tirar muitas fotos. Pra quem tinha dinheiro
sobrando também foi possível comprar lembrancinhas.



A moeda para os turistas é o CUC.






Eu nunca havia tomado
piña colada, é uma delícia
e pode-se optar com rum ou sem.





Quanto à moeda, acho melhor eu explicar. Os cubanos usam o "peso cubano" que é a moeda local. Já os turistas usam uma outra moeda que é o CUC - peso cubano convertido. São duas moedas paralelas na economia cubana. No começo fiquei muito confusa tentando entender o porquê. Mas depois que a adorável Júlia, nossa guia local explicou ficou fácil de entender. Você entra em Cuba levando consigo dolar ou Euro, então troca/converte essa moeda em CUC. Cada dolar compra 0,96 centavos de CUC ou seja, vale menos de um. Já o Euro, compra mais ou menos 1,2 CUC. Agora vem a parte interessante. Cada CUC compra 24 pesos cubanos. Mas veja bem, os turistas não tem acesso a esta moeda. Foi isso que me confundiu. Mas me explicaram assim: devido ao bloqueio econômico, Cuba não tem dinheiro para negociar no mecado, mesmo com aqueles que queiram ajudá-los, fazer negócios com eles. Entonces, criaram esta moeda para arrecadar dinheiro e comprar o que não se produz na ilha.
Em outro momento vou falar mais sobre o peso cubano - moeda local, que parece valer tão pouco.
Querem chegar logo a Varadero, não? Vou colocar as fotos outra postagem, pois está ficando muito pesado, ok? É rapidinho...











Um comentário:

  1. Huuuuuuuuuuuuum me deu vontade essa pina colada... Que delícia!!! Muito bom poder viajar com vc!!!

    ResponderExcluir