Sobre mim


Desde criança sonhava viajar e conhecer outros lugares. Certa vez conheci um grupo de ciganos que me contaram sobre suas viagens e quis ir embora com eles só para ficar andando pelo mundo. Mas não foi possível, pois eu era menor de idade. Por muito tempo viajei nos livros e conheci o mundo apenas na minha imaginação. Mas a partir dessas leituras fui criando um roteiro que na medida do possível quero realizar.
O fato de não ter dinheiro fez que esse sonho demorasse para acontecer. Mas eu nunca desisti dele. Hoje, viajar é uma escolha. Eu não fiquei rica, apenas administro a minha vida de modo a poder fazer o que mais gosto. Assim, abro mão de algumas coisas como trocar de carro, muitas roupas novas e vou seguindo meu sonho. Dessa forma, quando morrer, partirei feliz para a viagem mais definitiva que o homem pode realizar.

Faço este blog, por que muita gente me pede para mostrar-lhes as fotos das minhas viagens. Assim, mais pessoas poderão ver e planejar suas viagens também. Para aqueles que pensam que não tem recursos, vejam as dicas e lembrem-se que não dá para ter tudo na vida ao mesmo tempo.

Pode ser que daqui algum tempo minha prioridade mude. Quem sabe o dia de amanhã?

Eis uma dica: siga seus próprios sonhos e não os sonhos dos outros. Seja feliz!

Mari Vieira.


domingo, 29 de janeiro de 2012

Cuba: Museu da Alfabetização

Capítulo 15



Já que estamos falando em educação, outro lugar que visitamos também foi o museu da alfabetização. Este museu conta a história de como se deu a erradicação do analfabetismo em Cuba.




 











O museu contém muitas fotos e objetos que foram utilizados na guerra contra o analfabetismo.

 
                        Lampião






O símbolo da luta contra o analfabetismo é o lampião que leva luz à escuridão dos olhos analfabetos.


            











 







A luta exigia sacrifícios para alcançar aqueles camponeses que moravam distantes das cidades.





O tempo para alcançar a meta era curto, mas a vonade de vencer era grande.




"Cuba será o primeiro país das Américas a erradicar o analfabetismo".


 


"O exército de alfabetizadores era composto por adultos e crianças".





QTATA 2   (Que todo analfabeto tenha alfabetizador". "Que todo alfabetizador tenha analfabeto").

Esta era a consigna do movimento. Todo que sabia ler e escrever deveria ensinar aquele que não sabe.








A revolução se fez com armas e idéias!















 



 



Desfile em memória da alfabetização no país. As pessoas carregavam lápis gigantes.







































Após conseguirem alfabetizar todos, perguntaram ao Fidel o que deveriam fazer.






E ele respondeu que deveriam continuar ensinando, sendo professores. E foi o que fizeram.
Continuaram sendo professores
.




Mas a luta contra o analfabetismo não foi fácil. Muitos alfabetizadores eram atacados e mortos pelos que eram contra o nvo sistema de governo.




 
 



Assim, esse movimento fez muitos mártires.







































 As imagens no museu lembram muito o nosso Paulo Freire e sua pedagogia do oprimido.





Saindo do museu que fica numa área escolar, olha o que encontramos! Adolescentes jogando beisebol.










Nenhum comentário:

Postar um comentário